loader image

O QUE É AÇO INOX ?

O aço inoxidável é, basicamente, uma liga (combinação de dois ou mais elementos químicos) de ferro-cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade.

Ele é 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas e itens da linha branca – geladeiras e fogões, por exemplo), é bastante conhecida por apresentar uma superfície não porosa e lisa que dificulta o acúmulo de bactérias. Por este mesmo motivo ele também é muito utilizado em instalações de hospitais e cozinhas industriais. Mas o aço “inox” também pode ser utilizado na construção civil, em indústrias, ônibus, automóveis e mobiliários urbanos e possui um forte apelo visual.

Sua principal característica, a resistência à corrosão, se deve a presença do cromo que ao reagir com o oxigênio da atmosfera  forma uma camada superficial que protege o aço de agentesoxidantes. Essa película protetora, muito fina e resistente, é formada por óxido de cromo e, se arranhada ou desfeita por algum motivo, rapidamente se recompõe, bastando para isso que haja oxigênio.

Tipos e Características
Os aços inoxidáveis são ligas que possuem em sua composição pelo menos 10,5% de cromo, no máximo 30% de níquel (Núcleo Inox), além de outros elementos como, por exemplo, molibdênio, titânio enióbio  que podem ser acrescentados a sua estrutura a fim de se obter determinadas características. O níquel melhora a resistência da liga às altas temperaturas, sua ductilidade e soldabilidade, melhorando sua resistência em geral, mas é o cromo o principal responsável por conferir sua resistência à corrosão.

O aço inoxidável também pode receber: molibdênio e cobre para aumentar sua resistência à corrosão por via úmida; silício ou alumínio, que aumentam sua resistência à oxidação em altas temperaturas; e titânio ou nióbio que estabilizam o aço austenítico impedindo a precipitação do cromo em forma de carboneto durante o aquecimento ou resfriamento lento em torno de 700° C. Além destes, outros elementos também podem ser adicionados à liga: nitrogênio, cobalto, boro, manganês e terras raras. (Pipesystem)

Os aços inox podem ser classificados em cinco tipos de acordo com sua composição e estrutura em:

Ferríticos (Família normativa 430, 409 e 410S): possuem de 11 a 17% de cromo (Núcleo Inox) e menos que 0,3% de carbono (COSTA). Não possui níquel e são mais econômicos. Os aços ferríticos possuem grande resistência a corrosão sob tensão e sua resistência pode ser aumentada por trabalho a frio. Apresenta fácil conformação, são magnéticos e soldáveis com alguns cuidados especiais.

Martensíticos (Família normativa 420): possuem de 12% a 18% de cromo (Núcleo Inox), e de 1% a 1,5% de carbono (COSTA). Podem receber tratamento de têmpera adquirindo elevados níveis de dureza e resistência mecânica. São magnéticos, pouco soldáveis, apresentam baixa resistência a corrosão.

Austeníticos (Famílias normativas 301, 304, 304L, 306 e 306L): possuem de 17% a 25% de cromo, e de 7% a 20% de níquel (Núcleo Inox). Apresentam alta ductilidade e soldabilidade e são o tipo de aço inox mais utilizado por apresentar melhor resistência a corrosão, principalmente se adicionados elementos como o molibdênio ou reduzido seu teor de carbono. Não são magnéticos e podem ser utilizados para trabalhos a temperaturas muito baixas (menor que 0°C) ou muito altas (até 925°C).

Além destes grupos principais existem o aço inoxidável duplex e o PH. O primeiro é um aço formado por uma estrutura dupla de matriz ferrítica com ilhas de austenita e que apresenta características de elevada resistência mecânica e à corrosão. O segundo é o aço inoxidável endurecível por precipitação (PH). De estrutura martensítica, é ferro magnético e tem sua dureza aumentada por um processo diferente dos martensíticos atingindo uma resistência a tração da ordem de 1700 MPa.

Possuem boa ductilidade e tenacidade sendo sua resistência à corrosão comparável ao aço austenitico 304. O aço PH é muito usado na indústria aeroespacial enquanto que o duplex possui larga aplicação nas indústrias alimentícias, químicas, petroquímicas, papel e celulose dentre outras.

NILLO INOX

QUALIDADE EM SERVIÇOS DE AÇO INOX

A Nilloinox idealiza e desenvolve o seu projeto.

Escada, corrimão, guarda corpo, coifa, mesa, bancada, cozinha industrial, prateleira, reparos e tudo mais que você sonhar.

Nas etapas de produção do projeto são utilizados serviços de soldagem, polimento, corte, dobra e calandragem, sempre com a preocupação de oferecer o resultado final esperado.

Com clientes em vários segmentos, a Nilloinox tem a oportunidade de aprimorar os serviços oferecidos.

Trabalhamos também com estruturas em aço carbono

  • Mezaninos
  • Escadas
  • Coberturas
  • etc…

A NILLO INOX

Localizada no Espírito Santo, deu início às suas atividades por uma exigência de mercado, oferecendo serviços bem diversificados no segmento de aço inoxidável.

OBJETIVO

Oferecer serviços de excelente qualidade. Produtos sofisticados, com longa duração, excelente acabamento e principalmente, que não agridem ao meio ambiente.

MISSÃO

A Nilloinox se compromete em oferecer serviços de qualidade com agilidade, visando sempre a satisfação dos nossos clientes e parceiros.

FILOSOFIA

A paixão pela profissão faz com que os projetos desenvolvidos pela Nilloinox sejam ousados e criativos, o que gera um retorno positivo para a empresa.

DIFERENCIAL

O diferencial é a agilidade. Para cumprir todos os prazos estipulados, a Nilloinox conta com uma excelente equipe de profissionais, que se revezam através de uma escala de turnos, atendendo as necessidades dos nossos clientes da melhor forma possível, com responsabilidade e respeito.

MEIO AMBIENTE

Somos uma empresa que se preocupa com a sociedade e com o meio ambiente, prova disso é o uso de materiais de baixo impacto ambiental, criando assim, harmonia entre homem e meio ambiente.

SERVIÇOS

LOCALIZAÇÃO

PRINCIPAIS CLIENTES